2 de agosto de 2021
Wrap Up Semanal
Brasil
Instituto Butantan solicita à Anvisa pedido de aprovação da Coronavac para jovens e adolescentes entre 3 e 17 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), confirmou na sexta-feira (30) a solicitação do Butantan para aprovar a aplicação de vacinas em menores de 18 anos. Para isso, será necessário a realização de estudos por parte do laboratório que comprovem a segurança e eficácia da vacina para o público jovem.
Os estudos não precisam necessariamente serem realizados no Brasil.
Geada afeta produtores paulistas que cultivam café e cana-de-açúcar.
Segundo o governo federal, as estimativas de perda ainda estão sendo calculadas por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O agronegócio é o setor mais relevante para o estado de São Paulo, representando 14% do PIB, segundo o Cepea.
Os produtores tanto de café como de cana de açúcar ainda calculam as perdas que a geada causou. Segundo o Sindicado Rural de Caconde, cerca de 600, das 2300 propriedades produtoras de café, foram 100% afetadas pelas geadas.
Anvisa recebe solicitação de estudo de vacina da UFMG
A ANVISA informou no último sábado, 31, sobre pedido de estudo da vacina SpiNTec, elaborada pela UFMG e a Fundação Ezequiel Dias.
Até o momento os estudos foram feitos somente em animais. Com a solicitação para a ANVISA, os testes em humanos devem ser autorizados, com base em análise que considerará o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos.
Internacional
Joe Biden inicia campanha contra fake news em redes sociais como medida para tentar incentivar a vacinação
O Governo de Joe Biden tem presenciado uma expressiva redução no ritmo da vacinação da população dos Estados Unidos. Isso porque, segundo levantamentos, cerca de 33% dos norte-americanos não possuem a intenção de se vacinar.
Com isso, o presidente Biden iniciou uma guerra contra as redes sociais, cujas plataformas têm veiculado notícias falsas sobre as vacinas, o que tem desencorajado a população e praticamente estagnado os números de imunizados no país.
Aumentaram-se as frequências de incêndios ao redor da Europa e desastres já mataram pelo menos 8 na Turquia
Enquanto no Brasil a onda de frio percorreu durante toda a semana pelas regiões do país, a Europa vem enfrentando uma série de pontos de incêndio em diversos países neste verão do hemisfério Norte. Com o registro de altas temperaturas e ventanias, a temporada europeia de incêndios tem apresentado uma maior frequência do que as registradas nos anos anteriores.
Na Turquia, dezenas de municípios foram evacuados e famílias desalojadas devido a um incêndio que durava 5 dias e havia causado, até então, 8 mortes. Enquanto isso, outros países do continente, tais como Grécia, Itália e Espanha, também vem sofrendo com esses desastres naturais que seguem frequentes em toda a região.
Principais índices financeiros
Bolsa
Mesmo demonstrando uma recuperação no início da semana com o início dos resultados financeiros do segundo trimestre do ano, a sexta-feira acabou com os ganhos da semana. O Ibovespa fechou a sexta-feira com uma desvalorização de 3,08% e 121.800 pontos (com uma depreciação semanal de 2,60%). A semana foi marcada por incertezas do governo Chinês frente a regulamentações na educação do país e em empresas privadas, no geral. Além disso, o Fed continuou com as mesmas taxas de juros nos Estados unidos, de acordo com o esperado pelos investidores.
Com o possível novo valor do Bolsa Família, como anunciado pelo presidente, investidores temem que haja um gasto maior que o estipulado, podendo acarretar em problemas como: aumento de inflação e abertura da taxa de juros.
Além da preocupação fiscal do país, as siderurgias tiveram uma grande depreciação na sexta-feira. Isso porque, o preço do minério de ferro despencou cerca de 7% (a VALE3 teve uma queda de 5,43%).
Os destaques positivos da semana vão para a JBS (JBSS3) com valorização de 4,53%, Itaú Unibanco (ITUB4) com acréscimo de 4,41%, Weg (WEGE3) com alta d3 2,61% e por fim, as siderúrgicas Usiminas (USIM5) e Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) com 1,83% e 2,21%, respectivamente.
Dólar
Na última semana de julho, o dólar estava seguindo um movimento de queda até quinta-feira. Porém, com a queda do Ibovespa e aumento de incertezas para investimentos no Brasil (com o aumento dos gastos do governo com o Bolsa Família), a moeda americana subiu 2,76% e voltou para a marca dos R$ 5,22 reais. Mesmo com esse aumento, as bolsas americanas fecharam em queda no último dia do mês, demonstrando um aumento da preocupação dos investidores com incertezas dos mercados globais (buscando novas formas de proteger seu patrimônio).
Últimos Insights
7 de março de 2022
Investimento em LIG dobra em 2021; veja como funciona e quanto rende
SÃO PAULO (EXAME) – Até pouco tempo atrás, o produto mais popular da renda fixa era a caderneta de pou...
16 de fevereiro de 2022
Crise na Ucrânia ainda promete tensão para bolsas do Brasil e do mundo
SÃO PAULO (CNN BRASIL) – A notícia na terça-feira (15) de que o presidente russo, Vladimir Putin, iria re...