7 de dezembro de 2020

Wrap Up Semanal Brasil

Reeleição de Maia e Acolumbre

O PTB moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, solicitando ao STF o impedimento à reeleição independente da legislatura.

Segundo o parágrafo 4° do artigo 57 da constituição federal: “Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente ”.

O artigo acima tem a finalidade de impedir que o atual empossado seja reeleito na eleição sequente.

Mesmo assim, Rodrigo Maia está no 3° mandato consecutivo e caso a votação do STF seja a favor de Maia, será o 4° mandato como Presidente da Câmara Federal.

A votação teve início na sexta feira (4) e até agora todos os 11 ministros tiveram seus votos computados. Mesmo assim, os ministros podem mudar de voto até a data do resultado oficial 14/12/2020.

4 ministros votaram a favor da reeleição: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

7 ministros votaram contra a reeleição: Marco Aurélio de Mello, Cármen Lucia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Facchin, Luiz Fux. O ministro Nunes Marques votou contra a reeleição de Maia e a favor da recondução de Acolumbre.

Reforma tributária, o instrumento de medição de forças

Houve uma interrupção em relação as tratativas de aprovação da reforma tributária. Essa interrupção se deve em sua maior parte, a disputa pela presidência da Câmara dos deputados.

No evento promovido pela CBIC, o ministro Paulo Guedes disse que a reforma será aprovada, ele não soube dizer se isso irá acontecer ainda neste ano. Segundo ministro, os tramites entre governo e congresso estava correndo bem, até começar essa disputa, o que por hora, deixou a pauta em stand by.

Boletim Focus indica alta no PIB e na inflação

O boletim Focus divulgado nesta segunda demonstrou quinta alta consecutiva no PIB. A expectativa foi alterada de retração de 4,50% para 4,40%. O menor nível estimado, -6,54%, havia sido no fim de junho.

A inflação também apresentou alta, principalmente no setor de alimentos, levando a expectativa para 2020 para 4,21%, sendo a quinta alta consecutiva.

Internacional

Nova fase do Covid: Rússia começará vacinação

A Rússia irá iniciar sua campanha de vacinação contra o Covid-19. A vacina russa irá entrar em vigor no dia 05/12, sábado, nos centros de imunização de Moscou. Médicos, Assistentes sociais e professores serão os primeiros a receberem a dose. Sputnik V, nome da vacina em questão, foi aprovada em agosto desse ano e se tornou a primeira a ser regularizada no mundo. O governo russo afirmou que a taxa de eficácia é de mais de 95%, após a aplicação da segunda dose. Ainda assim, os resultados são contestados pela comunidade científica global, pelo avanço rápido que a Sputnik V teve em suas etapas de pesquisa e estudo. Outra polêmica que ronda a vacina é relacionada a sua aplicação precoce na elite russa. Magnatas, empresários e altos funcionários do Estado teriam recebido doses em segredo, desde abril, precedido até mesmo do registro, em agosto. A população do grupo de risco pode agendar sua dose pela internet.

76 mesquitas da França são colocadas em investigação

A França passa por um período de conturbação política. Só nesse semestre, a Europa já passou por três ataques terroristas, um deles com a reivindicação do Estado Islâmico. Só na França foram dois. Em vista disso, o governo francês abriu investigação contra 76 mesquitas, todas suspeitas de fomentar o extremismo. Apesar desse alto número, o país possui 2600 locais de culto mulçumano, o que levanta suspeita sobre a atuação e visão do governo perante a religião mulçumana no seu território. Para a investigação, o governo citou que irá procurar os antecedentes de imãs considerados suspeitos, investigar o financiamento das mesquitas e olhar de perto escolas corânicas para crianças pequenas.

Principais índices financeiros


Bolsa

Notícias sobre a vacina do Covid-19 continuam trazendo investidores estrangeiros de volta a mercados emergentes como o Brasil. O Ibovespa encerrou a semana acumulando ganhos de 2,8% e terminou a sexta-feira em número muito próximo ao nível pré-crise, com 113.750 pontos.

 

Apesar de ainda estarmos em um cenário de aumento da curva de novos casos de coronavírus em diversos países no mundo, investidores tomam decisões projetando o futuro, ou seja, um cenário com a chegada da vacina. Além disso, estamos em níveis de juros mais baixos já praticados na maioria dos países, em conjunto com injeções de liquidez trilionária dos Bancos Centrais faz com que grande parte do capital migre para ativos de maior risco e maior retorno esperado também.

 

Dólar

Em mais uma semana de queda, o dólar comercial encerrou a sexta-feira cotado a R$ 5,12. Na semana, o fluxo de capital estrangeiro entrando na bolsa brasileira ajudou a moeda a cair quase 4%. 

 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Tags
Últimas notícias