29 de abril de 2019
Wrap Up Semanal
Brasil
CCJ aprova parecer a favor da reforma da Previdência
Na última terça-feira (23), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou o texto pela admissibilidade da proposta de emenda à constituição que trata da reforma da previdência. Esta primeira sessão tinha como objetivo, basicamente, analisar se o texto da PEC estava de acordo com a constituição do país.
Em uma votação de quase 8h de duração, por um placar de 48 votos a 18, o texto da PEC foi aprovado e agora segue para uma segunda análise em uma comissão especial liderada pela deputada Joice Hasselmann.
A PEC da reforma da Previdência está em tramitação na Câmara há dois meses. Agora, passará por processos que podem alterar o texto e proposta criada pelo Ministério da Economia.
Bolsonaro extingue horário de verão
Conforme havia dito em sua conta oficial do Twitter, Bolsonaro extinguiu o horário de verão brasileiro. O presidente assinou na última quinta-feira (25) o decreto que cancela a medida.
A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia que justificou a ação com bases em levantamento de dados da saúde publica, alegando que a medida interfere negativamente no relógio biológico das pessoas, além de ser uma medida pouco efetiva no que tange a economia de energia.
“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse o Ministro.
Intenção de consumo das famílias cai pelo segundo mês consecutivo
Em dado divulgado pela Confederação Nacional do Comércio, a intenção de consumo das famílias (ICF) caiu pelo segundo mês consecutivo. O resultado para o mês de abril recuou 1,9%. No mês passado, a taxa já havia caído 0,4%.
Um dado alarmante que chama atenção é a variação negativa em todos os subíndices do indicador. A última vez vimos tal comportamento dos dados foi após a greve dos caminhoneiros, em julho do ano passado.
A justificativa para Jose Roberto Tadros, presidente da CNC é devido a alta taxa de desemprego, a taxa de juros e a recuperação lenta da economia.
“O país passa por uma fase de mudanças e ajustes. A aprovação da reforma da Previdência, nos próximos meses, pode trazer um alento para a economia brasileira”, acredita Tadros.
Internacional
Coréia do Norte e Rússia se encontram para discutir a questão nuclear
Os líderes, Kim Jong-un e Vladmir Putin se encontraram para discutir uma solução sobre as armas nucleares em detenção de diversos países. O primeiro encontro entre os dois líderes travou uma relação de confiança para tratar da posse nuclear entre ambos. O foco começa sob a península coreana.
A visão de Putin sobre o assunto é resolver o problema de forma pacífica e, ainda por cima, construir uma relação bilateral com a Coréia do Norte.
Ex-vice de Obama irá concorrer à presidência americana
O vice-presidente de Barack Obama durante os dois mandatos, Joe Biden, irá se candidatar para a próxima campanha americana. Antes de dar apoio ao mandato de Obama, Biden foi senador e candidato à presidência, por duas vezes, porém sem sucesso.
Neste momento, Biden busca uma nova campanha contando com a experiência do governo Obama. Em seu twitter, anunciou sua campanha elencando a busca pelos valores da nação, a posição econômica dos EUA e a democracia.
Principais índices financeiros
Bolsa
Estimulada pela euforia dos investidores devido a votação da PEC da reforma nesta semana, a bolsa teve um bom desempenho na semana, com alta de 1,75% fechando a 96.236,04 pontos. O resultado poderia ter sido ainda maior se não houvesse uma forte realização de lucros dia após a aprovação da PEC e a cautela dos investidores frente ao cenário de incerteza do país.
As ações de maior peso no índice, Bradesco, Itaú, Petro e Vale, todas tiveram modestos resultados. Na sexta-feira, com a divulgação do balanço anual, o Fleury foi o papel que apresentou maior perda do Ibovespa, fechando o dia em queda de 6,78% e a JBS ON (-5,71%), com a notícia de uma peste suína africana estaria minando a demanda chinesa.
Dólar
O dólar comercial manteve-se estável, muito por conta de que o desempenho positivo da bolsa nesta semana não foi suficiente para alterar a estratégias de investidores que se protegem do mercado local com a moeda norte americana. Na sexta-feira, a moeda terminou em baixa, sendo cotada a R$ 3,9310.
Os dados americanos divulgados nesta semana também contribuíram para o desempenho da moeda. A inflação dos EUA no primeiro trimestre, de apenas 0,6%, em comparação com o trimestre passado de 1,5%, demostrou que há pouco espaço para mais um aumento da taxa de juros pelo FED.
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...