16 de setembro de 2019

Wrap Up Semanal

Brasil


Estimativa da inflação é reduzida pela quinta vez seguida

Segundo o boletim Focus, pesquisa realizada pelo Banco Central, a estimativa da inflação deste ano foi reduzida pela quinta vez seguida. Para 2019, a previsão é que o IPCA fique em 3,54%.

Anteriormente a expectativa para o índice oficial de inflação do país era de 3,59%, ou seja, uma queda de 0,05%.

Para o próximo ano, segundo o Focus, a estimativa é que o IPCA fique em 3,82%, resultado também abaixo do esperado. A estimativa anterior era de 3,85%.

A previsão para os anos seguintes se manteve inalterada: 3,75%, em 2021, e 3,50%, em 2022.


Com o atual afastamento de Bolsonaro, Mourão é o atual presidente até a próxima terça-feira

Com a realização da cirurgia de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão assumiu interinamente a presidência do país. Mourão é presidente da república desde que Bolsonaro deu entrada no hospital para a quinta cirurgia no estomago, realizada em decorrência do ataque sofrido ainda na campanha eleitoral.

Mourão deveria ter deixado o posto de presidente na última quinta-feira (12), porém a equipe médica de Bolsonaro optou por prorrogar o afastamento, conforme noticiado por meio de nota oficial.

Com isso, Mourão presidirá o país até o próximo dia 16 de setembro.


Marcos Cintra deixa cargo de Secretário da Receita  

Após a polemica a respeito da implementação da nova CPMF, Marcos Cintra deixou seu posto de Secretário da Receita. Segundo fontes, a decisão final da sua demissão foi feita de dentro do hospital, uma vez que o presidente Bolsonaro está internado.

O cargo foi assumido interinamente pelo auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto.

O plano para o novo imposto incluía taxar pagamentos e movimentações financeiras. Inicialmente, a alíquota seria 0,19% e gradativamente seria aumentada até o teto de 0,67%, cerca do dobro previsto pelo imposto vigente no passado.

Cintra defendia a criação do tributo para compensar a desoneração da folha de pagamento proposta na reforma tributária.


Internacional


Alibaba perde liderança de Jack Ma

O presidente e fundador do gigante grupo do e-commerce chinês deixa o cargo aos 55 anos. Ma sai do posto de liderança da empresa após um ano de estagnação do varejo no país. A China, que vinha com uma expansão de 32,4% nas vendas online, encontra no primeiro de 2019 uma desaceleração, atualmente em um patamar de 17,8%.

Jack Ma passa a cadeira para Daniel Zhang. O contador é o atual presidente executivo da empresa e visto por Ma como uma pessoa importante para encontrar inovações para a companhia.

O ex-presidente não se distancia totalmente do grupo. Agora ele toma ainda posição como um dos 38 sócios da Alibaba, porém, separado do conselho administrativo.


Irã promete maximizar produção de petróleo frente a sanções americanas

Donald Trump está buscando controle sobre o tratado nuclear. Em 2015, o presidente americano se retirou unilateralmente do tratado de controle nuclear sobre Teerã. Porém, visando regular novamente a utilização de usinas nucleares no país, Washington está impondo sanções sobre o comércio entre o Irã e outros países.

Do outro lado, Teerã reage com a produção de petróleo. Para não sair prejudicada com os movimentos de Washington, promete maximizar a produção no país.


Principais índices financeiros


Bolsa

O Ibovespa encerra a semana com leve alta de 0,55%, aos 103.502 pontos. A bolsa brasileira oscilou essa semana, porém sem muita amplitude, ficando entre 102 e 104 mil pontos. O movimento foi impulsionado pelo leve avanço em direção às negociações na guerra comercial e discussões sobre a reforma tributária, que eliminou a possibilidade da CPMF.

Dentre os destaques positivos da semana temos MRFG3 (+11,90%), que se prepara para maior demanda chinesa e contrata 400 funcionários para segundo turno da planta de Promissão, em São Paulo. Os investidores também reagiram positivamente ao anúncio da Azul, que começará a usar o novo e maior avião comercial da Embraer (8,11%) a partir de outubro de 2019

Na ponta negativa temos BTOW3 (-9,44%), que sofreu após lançamento do novo serviço da Amazon no Brasil, o Amazon Prime.


Dólar

O dólar termina a semana estável, com leve alta de 0,19%, sendo cotado a R$ 4,09. O resultado foi fruto do cenário internacional, que não teve grandes avanços em relação à guerra comercial.

Os investidores ainda estão à espera da decisão do FED, uma vez que dados do varejo dos EUA divulgados esta semana colocam em xeque o corte previsto de 0,25% da taxa de juros. Os diretores do banco central americano se reunirão nos próximos dias.

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS