9 de julho de 2018

Wrap Up Semanal

Brasil

Apesar de pouco provável, soltura de Lula geraria fortes impactos no mercado

Ainda que pouco provável, uma eventual soltura do ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva elevaria as percepções de risco para o mercado brasileiro, com possível depreciação do câmbio e bolsa, disse o economista-chefe da corretora Nova Futura, Pedro Paulo Silveira. “Ele [Lula] sendo mantido preso, o impacto será mínimo, se houver”, disse Pedro.

O evento retratado demonstra as divergentes opiniões sobre a prisão de Lula entre os juízes, podendo contribuir para divergências e conflitos futuros referentes a permanência do ex-presidente na prisão.

Renda fixa tem baixo desempenho em junho, embora esteja positiva no semestre

Diante de fatores que impulsionaram a inflação nas últimas semanas, como por exemplo a greve dos caminhoneiros, o mês de junho foi o primeiro mês no ano em que a renda fixa perdeu para a inflação em termos reais. Porém, se levarmos em conta o semestre inteiro, o rendimento ainda foi positivo, evidenciando um mês atípico para a renda fixa brasileira.

Nos últimos anos, os juros nominais foram altos no Brasil, em consonância com a inflação, que chegava na casa dos dois dígitos, o que gerava ganhos reais mínimos e até mesmo negativos. Porém, atualmente, com a agitação do mercado em relação as eleições de outubro, e também um propensão para a depreciação do real ante o dólar, há possibilidade uma alta dos juros para os próximos 12 meses.

Os juros projetados para os próximos 12 meses oscilam entre 7 e 8%, enquanto a inflação para o mesmo período recuou de 4,5% para pouco mais de 4%, elevando assim, a esperança do mercado em relação a ganhos reais com aplicações conservadoras.

Combustíveis, conta de luz e alimentos elevam IPCA do mês de junho

A interferência da greve dos caminhoneiros nos preços dos combustíveis e alimentos, aliadas a alta nos preços de conta de luz, contribuíram para que no mês de junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, apresentasse alta de 1,26% , bem acima quando comparado ao mês anterior, 0,40%.

Na parte de alimentos e bebidas, foi registrada uma elevação de 2,3% em junho. Nos combustíveis, a alta foi de 4,48%, e como destaque de setor que mais influenciou na alta da inflação no mês, ficou a energia elétrica. De maio para junho a conta de luz ficou 7,93% mais pesada para o bolso do brasileiro, equivalente a 0,30 do IPCA de junho.

Internacional

EUA e China em iminente Guerra Fria comercial

Além das taxações sobre produtos chineses importados, os EUA irão a partir de agora restringir investimentos em empresas chinesas de tecnologia em seu país. Autoridades do governo afirmam que a medida tem como objetivo fazer com que os outros países sejam mais liberais com os EUA e não seja mais uma medida protecionista.

Segundo fontes, existe a possibilidade de que a Casa Branca passe a taxar também a importação de automóveis chineses, o que é muito ruim para a China, uma vez que não só barra a venda para os Estados Unidos, como também levanta a bandeira para que países passem a impor barreiras também para evitar fluxo excessivo de produtos  chineses para seus mercados.

Seis crianças são resgatadas de caverna na Tailândia

Durante uma excursão na Tailândia, um time de futebol e seu treinador ficou preso em uma caverna localizada no norte do país. Devido as monções ocorridas neste período no Sudeste asiático, o nível de água na entrada da caverna fez com que o grupo fosse impossibilitado de sair. O confinamento já ocorre há duas semanas.

Neste domingo, dia 8, se iniciou uma operação de resgate. Seis meninos já haviam sido retirados em segurança. Para ter acesso ao local onde estão, é necessário transitar por passagens escuras, estreitas e com pouco oxigênio. Cada menino é escoltado por dois mergulhadores em sua saída. Porém, se houver previsão de chuvas para os próximos dias, a operação deve ser suspensa. A estaçaõ de monções no país pode durar até quatro meses.

Principais índices financeiros

Bolsa

Em semana que se caracterizou por seu baixo índice de negociações, Ibovespa de alta de 3,09% na semana, voltando aos 75 mil pontos, e inicia primeiros dias de julho minimizando as perdas do ano, em -1,82%.

Em relação ao baixo nível de giro, verificado nas ultimas semanas, não é somente a Copa do Mundo o único fator influenciador. Tem se verificado no mercado uma maior cautela em mercados emergentes, dado o nível de risco, e também pelo aumento de juros nas economias desenvolvidas.

Na última sexta feira (6), as altas do dia se espalharam por setores diferentes, Kroton (+6,76%), BRF (+6,29%) e GOL (+4,81%). O setor bancário apresentou pequenas altas, Bradesco ON e PN subiram 0,76% e 0,28% respectivamente e Itau 0,91%.

Nesta segunda-feira (9), não haverá negociações na bolsa de valores devido ao feriado municipal em São Paulo.

Dólar

Na ultima sexta feira (6), a queda do dólar reverteu toda a alta da semana. A moeda americana caiu para R$3,8671, uma queda de 1,65%, colocando o real como o melhor desempenho diário entre as principais moedas globais.

Operadores alegaram que a queda global da moeda americana na última sexta abriu possibilidades de realização de lucros. Os juros dos Estados Unidos estão no radar dos analistas brasileiros, pois com taxas mais elevadas, o país se torna mais atraente para investimentos, aumentando assim o valor da divisa americana nos países emergentes.

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Tags
Últimas notícias