20 de março de 2019

Você, de fato, sabe o que é o índice IBOVESPA?

 

Por Felipe Castello Branco

Tempo de leitura: 4 minutos

 

IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo)

A bolsa de valores brasileira é composta por diversas empresas que possuem capital aberto, ou seja, estão listadas em bolsa e os seus resultados trimestrais, semestrais e anuais são divulgados publicamente. Hoje, existem no Brasil mais de 300 empresas listadas e o valor das suas ações flutuam a todo momento. Para identificar a performance do mercado acionário brasileiro, de uma forma geral, utilizamos o índice IBOVESPA como referência. O índice IBOV, como é dito no jargão do mercado, nada mais é do que o medidor de desempenho destas ações.

O acompanhamento da sua performance é ao vivo. Sua pontuação é atualizada a cada 15 segundos, podendo ocorrer um delay de apenas alguns segundos.

Quais ações compõe o IBOVESPA?

O índice é composto por ações que juntas devem representar tanto 80% dos negócios (compra e venda) e do volume financeiro, além de estar presente em 80% dos pregões, num período de 12 meses.

Então as ações que compõe o índice podem ser trocadas?

Sim. A revisão da carteira teórica do IBOV é feita trimestralmente. Feito isso, é possível ocorrer a “troca” de ações e também uma diferença no peso das demais, uma vez que são levados em consideração os doze meses anteriores a revisão. 

Como é calculado o peso de cada ação no índice?

O peso de cada ação dentro do índice está diretamente relacionado à representatividade desse título no mercado à vista, ou seja, o quanto em volume e em quantidades essa ação foi negociada em comparação as demais que compõe a carteira. Desta forma é calculado o peso individual de cada papel.

Algumas ações podem representar uma porcentagem muito maior no índice do que outras. Por exemplo, a VALE e PETROBRÁS que juntas já chegaram a representar mais de 15% do índice. Em caso de queda no preço destas ações, a influência na quantidade de pontos do índice é muito maior do que se o preço de algumas outras ações, com menor peso na carteira, estivesse caindo.

A queda de pontuação do índice não quer dizer que outras ações não possam estar subindo. É importante lembrar que ele é apenas um medidor da performance média das ações com maior liquidez e volume de negociação, e que essa “carteira de ações” deixa de contemplar outras diversas empresas listadas em bolsa.

Como funciona a pontuação do IBOVESPA?

Cada ponto do índice representa R$1,00, ou seja, se o índice hoje está em 90.000, a carteira de ações que o compõe, juntas, tem o valor de R$90.000,00. Em caso de alta, a média das ações do índice sofreram valorização, em caso de queda, a média dos papéis terminaram o dia no negativo. 

Converse com quem entende do assunto

Investir é algo que necessita de estudo, conhecimento e alinhamento com os objetivos de cada pessoa. Com esse intuito, procure uma casa independente que tenha total conhecimento sobre o tema. Conte com a Blackbird Investimentos para melhor te assessorar.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS