13 de setembro de 2018

Títulos de Renda Fixa: LCA e LCI

Tempo de leitura: 5 minutos. 

Por Gustavo Velez

Os ativos de credito imobiliário e de agronegócio estão cada vez mais no cardápio das grandes instituições financeiras. Pouco conhecidos pelo mercado, são modalidades de investimentos muito parecidas e trazem consigo benefícios muito relevantes para quem quer investir bem e com segurança. Neste breve artigo, vamos navegar pelos detalhes desta modalidade de investimentos que provavelmente se encaixará em seus investimentos pessoais.

O que é LCI e LCA?

A LCI (letra de crédito imobiliário) e a LCA (letra de crédito do agronegócio) são investimentos de renda fixa emitidos por bancos e, como todos os ativos de crédito, elas visam financiar certa atividade/setor, no caso delas, setor imobiliário e do agronegócio. Em troca, os títulos pagam uma taxa anual que é definida no momento da compra. O vencimento do título também é pré-definido, desta forma, os investidores já tomam ciência de quanto irá render ao longo do prazo.

Qual a diferença entre as duas?

Para o investidor, não existe diferenças significativas entre as duas modalidades de investimento, a não ser a diferença setorial em que os recursos serão destinados. Geralmente a decisão dos investidores está na rentabilidade oferecida, prazo de investimento e aporte inicial.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Investir em LCA ou LCI pode ser um excelente investimento quando é utilizado por certo perfil de investidor e em função de objetivos pessoais bem definidos. Abaixo, listamos as vantagens e desvantagens deste título de renda fixa.

Vantagens:

Rentabilidade: Geralmente, as letras de crédito têm rentabilidades muito próximas do CDI, que é o benchmark dos investimentos em renda fixa. Desta forma, dependendo do ativo, é mais rentável que a poupança, podendo até ultrapassar CDB’s e títulos do tesouro direto.

Diversificação: Esses ativos são utilizados para a diversificação das carteira. Por serem alocações que financiam setores estratégicos na economia, você rentabiliza seu dinheiro e ainda ajuda no desenvolvimento deles.

Segurança: Você deve estar se perguntando, se ela é uma modalidade de investimento muitas vezes mais rentáveis que as mais tradicionais, qual o risco envolvido? Ambos os ativos são classificados no grupo dos mais conservadores, dado que são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, no caso do emitente do crédito quebrar, o FGC garante a quantia investida em até 250 mil reais por emissor.

Isenção de taxas: Esta é sem dúvidas a vantagem mais expressiva das letras de crédito, você investe seu dinheiro e não terá retenção de impostos no vencimento.

Desvantagens:

Prazo de carência: A LCI e LCA são ativos “travados”, o investidor não consegue solicitar o resgate de seu capital durante certo intervalo de tempo. Portanto, o dinheiro investido não pode ser um dinheiro destinado a emergências de curto prazo.

Liquidez: Normalmente, cumprindo-se o prazo de carência das LCI’s e LCA’s, você pode solicitar o resgate antecipado, porém, sofrerá uma redução da rentabilidade inicialmente ofertada, portanto, nunca é uma boa opção resgatar este tipo de investimento antes do prazo de vencimento.

Como funciona o rendimento destas aplicações?

O rendimento das letras podem ser pré-fixados ou pós-fixados. A pré-fixada consiste em uma taxa fixa, por exemplo, 12%a.a, já o pós fixado acompanha um benchmark, no caso, o CDI ou o IPCA. Optando pela pré-fixada, você já saberá antecipadamente quanto terá de rendimento na aplicação, já a pós, dependerá dos índices em que ela se ancora. Saber se a melhor opção é prefixada ou pós dependerá do cenário econômico do momento, por isso, é importante contar com especialistas na escolha de seus ativos.

A Blackbird atua no mercado de renda fixa, usando todos os ativos estrategicamente, para obter o maior retorno mitigando ao máximo os riscos. Caso você queira aplicar em LCI e LCA, nos procure e iremos lhe mostrar o melhor caminho.

 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS