2 de abril de 2020
Quais são os tipos de fundos imobiliários?
Por: Sharon Halpern
Tempo de leitura: 3 minutos
Os fundos de investimento imobiliários, ou FIIs, como também conhecidos, são aqueles que investem seus recursos não apenas imóveis, assim como o nome nos leva a crer, mas também em ativos relacionados ao setor imobiliário, como LCIs, CRIs e letras hipotecárias.
Diferentemente dos outros tipos de fundos de investimentos, os FIIs tem suas cotas negociadas em bolsa e estas variam de acordo com as características dos ativos do fundo. Os investidores podem adquirir as cotas tanto por meio das ofertas publicas tanto comprando as cotas detidas por outros investidores na bolsa, no mercado secundário.
As cotas dos FIIs variam de acordo com algumas características do próprio fundo e dos ativos que o compõem. Podemos ter a valorização ou desvalorização dos imóveis que o fundo detém, valorização da própria cota do fundo, por meio de uma maior demanda, ou então rentabilidade positiva ou negativa devido a vacância do imóvel. Tudo isso irá impactar no valor das cotas negociadas.
No cenário atual, de crise e desvalorização intensa dos ativos de risco, os fundos imobiliários acabaram sofrendo, assim como a maioria das outras classes. Com aa quarentena imposta pela maioria dos governos, com o intuito de evitar ainda mais a disseminação do coronavírus, muitos shoppings e hotéis tiveram que ter suas operações interrompidas, o que levou a grande desvalorização das cotas, devido a pressão da oferta, e alguns fundos até anunciaram que deixarão de pagar seus dividendos mensais durante este período. Com o cenário da COVID-19 se estabilizando e as empresas e pessoas retomando suas atividades, isso tende a retornar para a normalidade.
Ainda assim, os fundos imobiliários no longo prazo, devem fazer parte para compor a diversificação do portfólio, além de ter inúmeras vantagens, como alta liquidez perante os imóveis, e dividendos isentos de imposto de renda. É importante que o investidor tenha uma boa assessoria e uma carteira voltada para as suas necessidades, bem como um acompanhamento de perto dos ativos do portfólio como um todo.
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...