30 de abril de 2020

O que é IGPM e como ele é calculado?

Por: Marina Renosto
Tempo de leitura: 3 minutos

IGP-M é a sigla utilizada para Índice de Preços do Mercado. A partir deste indicador são atualizados anualmente valores de contratos de aluguel e mensalidades escolares, também são reajustadas tarifas públicas e alguns planos e seguros de saúde.

Esse índice é calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e busca registrar a inflação dos preços que abrangem todas as parcelas da população, independente da situação financeira. Uma vez que, são contabilizadas as variações dos preços desde matérias-primas da indústria e da agricultura, até bens e serviços oferecidos ao consumidor final. A coleta dos dados ocorre entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Além disso, o IGP-M é formado a partir de uma cesta de três outros índices, aos quais são auferidos pesos diferentes. O IPA (Índice de Preços por Atacado) tem 60% de representatividade, enquanto o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) representa 30% e o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), uma parcela de 10%. Um fator interessante de ressaltar, é que o IGP-M é muito impactado pela variação cambial, uma vez que grande parte dos produtos do atacado são negociados em dólar e o IPA é o indicador de maior relevância no IGP- M.

Portanto, para garantir uma análise correta das variações do IGP-M é preciso considerar a estrutura de cálculo do índice, assim como muitas outras variáveis macroeconômicas. Estamos inseridos em uma economia que é fortemente impactada pela inflação, uma boa leitura do IGP-M mensal nos garante melhor entendimento da conjuntura econômica, assim como melhores escolhas nos nossos investimento.