26 de abril de 2018
O que é Wealth Management?
Tempo de leitura: 4 minutos.
Entenda o que é
Wealth Management, ou administração de riquezas, trata-se da gestão dos investimentos e patrimônio de maneira ampla. Muito mais do que apenas alocação de recursos financeiros, o conceito de “wealth” diz respeito a todo capital, seja ele humano ou financeiro, do indivíduo. O principal objetivo do trabalho de Wealth Management é traçar uma estratégia que leve a uma maior segurança na gestão do capital, alinhada às necessidades do cliente. Como cada indivíduo possui um universo de necessidades, prazos e objetivos distintos, cada carteira é única e as soluções oferecidas serão distintas para cada cliente.
Capital humano x Capital financeiro
O capital humano é aquele que compõe a força de trabalho, o intelecto, habilidades e experiências do indivíduo. Já o capital financeiro nada mais é do que os ativos que o indivíduo possui menos as dívidas, isto é, o patrimônio líquido. Desta forma, chega-se à conclusão que no início da vida o capital humano é alto, pois o indivíduo é jovem e possui uma vida profissional inteira pela frente, ao passo que o capital financeiro é o oposto. Ao longo da vida, isto se inverte, levando ao principal motivo da necessidade de um bom planejamento; no trabalho desenvolvido pelo escritório de WM , o que se busca é uma correlação negativa entre estes dois aspectos (Capital Financeiro e Capital Humano), para que assim caminhem em direções opostas e, no caso de um evento em que um dos dois sofra, o outro não seja impactado ou até mesmo tenha retorno positivo.
Como é feito o trabalho
O início do trabalho de um escritório de wealth se dá com o conhecimento do cliente e de todo o seu patrimônio por parte do gestor. É importante que o cliente exponha todos os seus objetivos, de curto, médio e longo prazos, assim como sua necessidade de liquidez, para que isto seja contemplado em seu planejamento. Outros tipos de ativos, como imóveis e seguros também necessitam ser conhecidos pelo gestor.
Em um segundo momento, o gestor irá elaborar uma carteira de investimentos, sempre tendo em mente o exposto anteriormente. Em conjunto, cliente e gestor irão, desta forma, decidir qual a maneira mais eficiente de alocar o capital.
Passa-se então para a fase de acompanhamento e mensuração do comportamento do portfólio. O gestor acompanha diariamente os ativos que compõem a carteira e como eles se comportam e se relacionam entre si, avaliando se a estratégia traçada está em linha com a expectativa do cliente.
Desta forma, é importante buscar sempre profissionais qualificados e independentes para realizar esse trabalho, uma vez que a gestão voltada para fortunas tem estratégias e soluções particulares que demandam um vasto conhecimento do mercado e de seus produtos. Busque sempre uma assessoria que tem em mente seus clientes em primeiro lugar e que trabalhará para satisfazer suas necessidades.
Últimos Insights
7 de março de 2022
Investimento em LIG dobra em 2021; veja como funciona e quanto rende
SÃO PAULO (EXAME) – Até pouco tempo atrás, o produto mais popular da renda fixa era a caderneta de pou...
16 de fevereiro de 2022
Crise na Ucrânia ainda promete tensão para bolsas do Brasil e do mundo
SÃO PAULO (CNN BRASIL) – A notícia na terça-feira (15) de que o presidente russo, Vladimir Putin, iria re...