19 de março de 2020

O que é Circuit Breaker?

Por: Gustavo Harada
Tempo de leitura: 3 minutos

Nas últimas semanas, devido ao surto do novo coronavírus, um assunto foi pauta no mercado. O Circuit Breaker, ou como as vezes chamado, CB, é uma ferramenta de segurança que interrompe as operações da bolsa de valores. Ele é acionado quando as ações sofrem grandes quedas. Com os últimos acontecimentos, ele foi acionado seis vezes na B3 em um curto espaço de tempo.

Esse mecanismo tem como objetivo proteger e amenizar a oscilação excessiva no mercado, equilibrando o número de ordens de compra e venda. Além disso, com essa paralisação o investidor possui tempo para se planejar em um momento de muito estresse do mercado e evitar tomar decisões precipitadas.

Como é o funcionamento do Circuit Breaker no Brasil?

O Circuit Breaker é acionado em 3 faixas percentuais de queda no dia, sendo as seguintes:

· 1º Circuit Breaker: queda de 10% do Ibovespa

o Essa ferramenta é acionada quando o Ibovespa apresenta uma queda de mais de 10% no dia, em relação ao preço de fechamento do pregão do dia anterior. E com isso, as atividades ficam paralisadas em um intervalo de 30 minutos.

· 2º Circuit Breaker: queda de 15% do Ibovespa

o Após o intervalo de 30 minutos de pausa, caso o Ibovespa atinja uma queda de 15%, haverá mais uma interrupção nas negociações, agora no intervalo de 1 hora.

· 3º Circuit Breaker: queda de 20%

o Após o intervalo de 1 hora, caso o Ibovespa atinja uma queda de 20%, haverá a suspensão de todas as negociações da Bolsa de Valores brasileira por tempo indeterminado.

Na última meia hora de funcionamento do pregão, essas regras do Circuit Breaker não são aplicadas. Além disso, caso aconteça uma paralisação na última hora das negociações, é possível realizar uma prorrogação de 30 minutos.