15 de março de 2018
O novo meio de investir: Plataformas independentes
Tempo de leitura: 5 minutos.
Nos últimos anos uma nova forma de investir surgiu no mercado, por meio das chamadas plataformas independentes. Produtos que eram antes oferecidos para apenas uma parcela da população, agora estão disponíveis a todos. Maior agilidade e menor custo são apenas alguns dos benefícios de aplicar desta maneira.
Nos Estados Unidos, as plataformas e corretoras independentes já concentram cerca de 90% dos investimentos. Bancos são utilizados apenas como veículo de crédito e meios de pagamento, o que traz maior diferenciação de cada modelo de negócio. Por outro lado, no Brasil, apenas cinco instituições financeiras concentram aproximadamente 95% do capital da população que realiza investimentos, fazendo com que este oligopólio cobre taxas abusivas de administração em seus fundos de investimento, além de remunerar de forma muito discreta o capital.
Atualmente, o brasileiro esta muito mal posicionado mundialmente quando o assunto é poupar e investir. Segundo dados de uma pesquisa do Banco Mundial, apenas 3,9% dos brasileiros economizam patrimônio ao longo da vida para sua aposentadoria. Países como Austrália, Japão e Estados Unidos tem porcentagens em 45,1%, 43,1% e 39,9%, respectivamente.
Um dos principais motivos que vem impulsionando investidores na busca por novas formas de investir são as altas taxas cobradas pelos bancos, bem como a queda da taxa SELIC, que há cerca de um ano atrás estava em 14% e hoje se encontra no patamar de 6,75%. Com isso, além de ser necessário tomar um maior nível de risco para obter o mesmo rendimento, é imprescindível prestar atenção em fatores como a taxa de administração do fundo no qual irá investir e se o produto realmente entrega o prêmio que promete, pois pouca diferença nestes aspectos já agregarão um valor alto no montante final.
Além disso, as vantagens encontradas pelo cliente são diversas. Por não possuírem agências físicas, como os grandes bancos, o que gera um alto custo fixo, as plataformas costumam oferecer produtos que remuneram melhor os investimentos, sem cobrar a mais por isto. Por último, a gama de produtos disponível também costuma ser infinitamente maior do que dos bancos, o que permite que cada um tenha uma carteira individualizada e montada para seus objetivos, além de uma melhor diversificação do portfólio, para melhor mitigação dos riscos.
O número de brasileiros investindo através destes veículos está em constante crescimento. A recente recessão fez com que a população olhasse melhor para seus investimentos e buscasse novas alternativas com melhores condições de rentabilidade e diversidade de produtos. Hoje existem escritórios credenciados que podem assessorar seus investimentos, por meio destas plataformas. Estude e procure um que tenha expertise de mercado.
Últimos Insights
7 de março de 2022
Investimento em LIG dobra em 2021; veja como funciona e quanto rende
SÃO PAULO (EXAME) – Até pouco tempo atrás, o produto mais popular da renda fixa era a caderneta de pou...
16 de fevereiro de 2022
Crise na Ucrânia ainda promete tensão para bolsas do Brasil e do mundo
SÃO PAULO (CNN BRASIL) – A notícia na terça-feira (15) de que o presidente russo, Vladimir Putin, iria re...