20 de setembro de 2018
Fundos de Investimento
Tempo de leitura: 6 minutos.
Por Sharon Halpern
Os fundos de investimentos vem sendo cada vez mais utilizados como maneira de diversificação dentro dos portfólios de investimentos, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Neste artigo iremos abordar as vantagens e desvantagens de aplicarmos via fundo de investimento, os tipos de fundos que existem no mercado, bem como suas principais características.
Os fundos de investimentos são condomínios de investidores que unem seus recursos para que um gestor possa administra-los. Cada um destes passa a ser então um cotista, detendo uma cota, ou pequena parte dos recursos lá existentes, proporcional ao capital investido.
Cada fundo é constituído como uma empresa, com um CNPJ próprio. Desta maneira, os recursos aplicados tem apenas o risco iminente aos ativos em que serão aplicados, sendo portanto separados de eventuais problemas financeiros que seu gestor venha a ter. Todos os fundos possuem um gestor e um administrador que tem diferentes funções em sua composição. O gestor escolhe os ativos, sua proporção e de que forma irá aloca-los, sendo portanto muito responsável pela performance da carteira como um todo. Já o administrador irá determinar a política e o regulamento do fundo de investimento, sendo responsável perante a CVM e aos órgãos regulatórios pelo veículo.
Tipos de fundos existentes
Segundo a CVM existem sete tipos de fundo de investimento, sendo eles:
-
- Fundos de investimento de curto prazo: são fundos que investem unicamente em títulos públicos ou federais com prazo de, no máximo, 375 corridos, tendo a carteira prazo médio de 60 dias. Os títulos são pré ou pós fixados e são indexados à taxa SELIC ou CDI, inflação ou outros índices. Os derivativos são permitidos apenas para hedge.
- Fundos de investimento referenciado: estes fundos aplicam, no mínimo, 95% de seus recursos em títulos que acompanhem um benchmark pré-determinado, como por exemplo, a variação cambial, o CDI ou inflação.
- Fundo de investimento de renda fixa: estes devem investir ao menos 80% da sua carteira em títulos de renda fixa. Não são permitidos investimentos em renda variável e moeda estrangeira.
- Fundo de investimento em ações: fundos que devem aplicar ao menos 67% de seu patrimônio líquido em ações.
- Fundo cambial: aplicam pelo menos 80% do seus recursos em moeda estrangeira. O restante deve ser aplicado em renda fixa.
- Fundo multimercado: estes são os fundos que tem maior liberdade para aplicar em diferentes tipos de produto.
- Fundos imobiliários: são fundos que tem seus recursos destinados a aplicação no mercado imobiliário, ou seja, compram partes de empreendimentos e dividem os ganhos, seja a valorização ou aluguel, do imóvel. Pode ser composto de um ou mais imóveis
Vantagens
- Diversificação: Um fundo de investimento facilita uma maior diversificação do portfólio. Por investirem em mais de um ativo dentro de cada fundo, de modo a diminuir o risco da carteira, cada um deles já realiza a pulverização do patrimônio.
- Liquidez: a maioria dos fundos possui liquidez relativamente rápida, o que permite com que o investidor tenha retornos relevantes sem comprometer a disponibilidade de seus recursos.
- Gestão especializada: o gestor dos fundos normalmente é uma pessoal com vasto conhecimento de mercado e que fará uma gestão eficiente do patrimônio lá investido.
- Acesso a produtos mais rentáveis: Por possuírem uma maior disponibilidade de recursos, os fundos normalmente tem maior acesso a produtos com melhores taxas que não estariam acessíveis a investidores individuais.
Desvantagens
- Pagamentos de taxas: deve-se pagar taxas de administração e eventualmente, de performance, previamente determinadas pelo regulamento do fundo de investimento.
- Baixa flexibilidade: o investidor possui pouca mobilidade e visualização sobre onde serão alocados os seus recursos. Isto fica a critério do gestor do fundo de investimento.
Converse com o seu assessor de investimentos, saiba quais as suas opções para investir, diversificar e montar um portfólio de acordo com o seu perfil. Nós, da Blackbird, estamos aqui com um time especializado em acompanha-lo.
Últimos Insights
7 de março de 2022
Investimento em LIG dobra em 2021; veja como funciona e quanto rende
SÃO PAULO (EXAME) – Até pouco tempo atrás, o produto mais popular da renda fixa era a caderneta de pou...
16 de fevereiro de 2022
Crise na Ucrânia ainda promete tensão para bolsas do Brasil e do mundo
SÃO PAULO (CNN BRASIL) – A notícia na terça-feira (15) de que o presidente russo, Vladimir Putin, iria re...