6 de fevereiro de 2019

Fundos com inteligência artificial? Conheça os fundos quantitativos

 

Por Felipe Castello Branco

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é?

 

Os chamados fundos quantitativos ou fundos “quant”, no jargão do mercado, são fundos de investimentos que fazem o uso da tecnologia como estratégia. No Brasil, por ser um modelo recente, são poucas as casas que adotam este sistema. Nos EUA cerca de US$ 1 trilhão estão alocados em fundos quantitativos.

Como funcionam?

Geralmente as assets de estratégia quantitativa utilizam o Trading System. Esse sistema nada mais é do que o uso de uma inteligência artificial, que desenvolve algorítimos e outros métodos quantitativos para determinar o que deve-se comprar ou vender, isolando assim o fator emocional nas operações.

As estratégias que podem ser utilizadas, por meio da inteligência artificial nestes fundos variam desde análise técnica, método muito conhecido no mercado financeiro, até fórmulas matemáticas complexas.

Na prática, o sistema se baseia em dados passados para prever o futuro de um determinado ativo. Nesse caso a análise macroeconômica acaba ficando de lado valorizando-se a matemática e a estatística desenvolvida.

Tipos de sistemas em fundos quantitativos

Dentro dos fundos quantitativos pode-se utilizar três tipos de sistemas, são eles:

Sistema contínuo: A automatização do sistema está sempre acompanhando o mercado.

Sistema intradiário: Todas as operações de compra e venda são realizadas no mesmo pregão. Ao final do dia não existe nenhuma operação em “aberto”, ou seja, para cada compra de ativo, é realizada a sua venda no mesmo pregão.

Sistema intradiário contínuo: Neste caso as posições não precisam necessariamente serem fechadas no mesmo dia, o sistema apenas segue a estratégia programada.

Vantagens 

A primeira de todas é que estes fundos seguem uma programação que envolve diversas fórmulas, isolando o fator emocional no processo decisório. Por seguir esse padrão, as decisões de compra e venda além de serem claras e específicas, são fundamentadas sem qualquer tipo influência humana.

Outra vantagem com esses fundos é no momento de arbitragem, o que diminui o risco. Devida a rapidez do sistema nas operações, os ganhos nos trades costumam ser precisos.

Por último, a vantagem de ter um fundo quantitativo na carteira é a sua descorrelação com os demais ativos e a aplicação como forma de diversificação de risco.

Desvantagens

Uma desvantagem apresentada por este tipo de fundo é o seu viés único e exclusivo da sua programação, excluindo, muitas vezes, uma análise mais abrangente do cenário macroeconômico. Por tender a isolar os fatores macro, eventos esporádicos no país e/ou no mundo pode gerar perdas no médio prazo para o fundo.

Acompanhar as tendências do mercado podem fazer com que os gestores precedam alguns eventos e mudem a sua estratégia de alocação, algo muito difícil para que os fundos quantitativos façam.

Normalmente estes fundos se apresentam como fundos multimercados e ter uma taxa de administração acima dos 2% é bastante comum.

 

Importante frisar

O fato de envolver tecnologia e inteligência artificial pode atrair ou afastar alguns investidores, mas lembre-se investir é algo que exige cautela e estudo de mercado, independentemente do seu perfil de investidor. Com o intuito de fornecer o melhor atendimento e assessoria, conte com a Blackbird Investimentos.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS