19 de dezembro de 2019

Quais são os tipos de fundos de investimentos em ações?

Por: Sharon Halpern
Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em fundos de ações tem diversas vantagens. A principal delas é contar com a expertise de uma equipe especializada em analisar as melhores oportunidades e que está constantemente conectada ao mercado. Porém, dentro deste universo, existem diferentes tipos de estratégias dos fundos de ações. Você sabe quais são elas?

Long& Short

A primeira delas é a estratégia Long & Short. Nestes fundos, o gestor escolhe pares de ações que possuem uma alta correlação. O termo Long significa que ficará comprado e Short, vendido. Assim, ele vende o que acredita que terá uma desvalorização e compra aquele que tem maior potencial de valorização, esperando obter lucros nesta operação. Por este motivo, estes fundos normalmente tem uma volatilidade menor do que fundos que entram apenas comprados em ações, como os Long Only, que falaremos a diante.

Os pares de ativos que normalmente os gestores utilizam para entrar no Long & Short são Ações ON e PN, ações do mesmo setor (ex: Itaú e Bradesco) e ações de empresas controlada e da controladora.

Long Biased

Como o nome já diz, fundos long Biased são aqueles em que o gestor deve ter um predileção pela ponta comprada em ações, porém, não tem a obrigatoriedade de se posicionar apenas na posição Long, podendo também assumir posições vendidas, ou Short.

Com isso, este fundo tem uma menor correlação com o Ibovespa e pode ganhar também na baixa de ações que esta assumindo a posição vendida.

Long Only

Estes fundos tem uma grande correlação com o Ibovespa e por apenas assumirem posições compradas, tem alta volatilidade. O gestor compra ações que acredita que terão valorização no seu preço. Como todo fundo de ações, deve manter em seu portfólio 67% em ações.

Assim, investidores que buscam maiores retornos podem acrescentar esta estratégia em seu portfólio, porém, sempre tendo em mente que maiores retornos envolvem também maiores riscos, como tudo no mercado.

Para escolher qual fundo de ações de encaixa melhor no seu portfólio, conte com uma assessoria de investimentos. Para isto, conte com a Blackbird investimentos.