21 de novembro de 2019

Entenda sobre DI futuro e qual sua relação da Bolsa de Valores e Dólar

Por: Gustavo Harada
Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que representa o indicador DI futuro?

Primeiramente, precisamos entender o que é o DI. Esse indicador é uma taxa de referência, que tem um valor muito próximo à taxa SELIC e serve como referência para diversas aplicações. Assim sendo, o DI futuro mostra a expectativa do mercado sobre a taxa de juros para os próximos meses ou anos.

Então, pode-se dizer que se o DI futuro subir, significa que a inflação e/ou dólar ficará mais alto, gerando déficit para a nossa economia e consequentemente, haverá um possível aumento na SELIC. De forma contrária, uma queda no DI futuro, significa uma expectativa de melhora da economia, visto que ocorrerá a redução da taxa de juros, indicando uma possível melhora de indicadores.

Por que as pessoas negociam DI Futuro?

As pessoas realizam operações com contratos futuros de DI com a finalidade de fazer hedge (proteção) contra oscilações na taxa de juros de algum contrato financeiro.

Quais são as principais estratégias de hedge com contratos futuros de DI?

As mais recorrentes são: taxa prefixada contra taxa pós fixada e a taxa pós fixada contra taxa prefixada. Na primeira estratégia, de taxa prefixada contra taxa pós fixada, caso o investidor tenha uma dívida com a taxa de juros prefixada, e a expectativa é de baixa de juros, ele deverá comprar um contrato futuro para se proteger do impacto dessa baixa sobre a operação financeira.

Já no cenário oposto, caso o investidor possua uma dívida com a taxa de juros pós fixada e a expectativa é de alta de juros, é recomendado vender um contrato futuro, no qual as datas do empréstimo deve ser a mesma da data de liquidação financeira, fazendo com que a taxa pós fixada se torne prefixada.

Existe alguma relação entre o Ibovespa e o Dólar?

A resposta é sim, porém não é uma regra. Analise o seguinte: quanto maior o número de estrangeiros investindo no Brasil, maior a demanda em reais. Desta forma, o dólar estará mais desvalorizado frente ao real. No entanto, se o número de investidores estrangeiros diminuir, isso poderá ser um dos motivos dos índices da bolsa estarem em queda, sinalizando de que há um menor volume de dólar entrando no país e assim, favorecendo o aumento do valor do dólar.

Porém, como já dito, não é uma regra fixa, uma vez que o dinheiro que é investido por estrangeiros no Brasil pode não estar na bolsa de valores, ou seja, seu patrimônio pode estar alocadado em outros investimentos, como renda fixa ou até mesmo diretamente em empresas.