5 de outubro de 2020

Wrap Up Semanal Brasil

Risco fiscal cresce e mercado exige um prêmio maior

O cenário econômico brasileiro, assim como de outros países, foi demandado a ter um esforço extra de seus líderes para lidarem com a pandemia e a questão econômica. Diante destes fatores, o governo brasileiro que vinha com uma proposta reformista se viu encurralado a aumentar os gastos públicos, o que deteriorou a qualidade da saúde financeira do governo. Por exemplo, o auxílio emergencial que duraria cerca de alguns meses se estendeu até os dias atuais e a divulgação do projeto Renda Cidadã trouxe ainda mais incertezas sobre o controle da dívida pública.

Assim, o mercado está mais cauteloso e exigente sobre o prêmio a ser pago pelos papeis do Tesouro diante um aumento do déficit primário. A curva de juros estressou na última semana o que levou a uma alta dos juros futuros. Para tanto, o mercado fechou com a taxa do DI para janeiro de 2023 de 4,45% para 4,59% e de janeiro de 2024 saindo de 5,63% para 5,76%. Logo, o mercado está enfrentando uma incerteza sobre as estratégias que o governo está adotando para sair da crise fiscal e, portanto, a demanda por títulos de menor prazo ganham maior destaque, por exemplo, para as LTNs e as compromissadas. Consequentemente, é esperado uma volatilidade nos papeis do Tesouro e com a manutenção da Selic em baixa histórica, a economia brasileira pode perder competitividade atrelada a uma baixa correlação entre o risco país e o retorno entregue até que se tenha uma melhora no quadro fiscal do governo.

Tensão entre ministérios

Paulo Guedes ficou extremamente incomodado ao saber sobre possível críticas do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e a temperatura esquentou.

Segundo o próprio Guedes, caso as afirmações de Marinho sejam verídicas, ele é “despreparado”.
Marinho teria criticado Guedes em encontro com banqueiros e economistas na sexta-feira (2).

A polêmica em terno do programa renda cidadã parece não ter fim, após diversas críticas em torno do custeio do programa por parte da ala política, agentes do mercado e sociedade civil.

A grande preocupação do mercado é de onde o governo irá encontrar dinheiro para custear o programa sem estourar o teto de gastos. A solução então proposta pelo ministério da economia, foi tirar 5% do total do Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de precatórios (dívidas da união reconhecidas após decisão definitiva).

Em nota divulgada pelo ministério do Desenvolvimento Regional. Foi ratificado que não houve “desqualificações” ou “adjetivações” contra Guedes e as propostas por ele apresentadas.

Reabertura da fronteira Brasil e Paraguai

O presidente paraguaio Mario Abdo Benítez e o presidente Bolsonaro, discutiram pelo telefone a possibilidade de reabrir a fronteira entre seus países.

A Ponte da Amizade foi fechada a 6 meses e deve ser reaberta antes do dia 15 de outubro, segundo informações emitidas pelo governo do Paraguai.

É importante lembrar que a decisão da reabertura da fronteira depende muito mais da definição de protocolos sanitários, do que da vontade dos presidentes.

Na última quarta-feira (30) o Ministro da Saúde do Paraguai Julio Mazzoleni disse que a abertura da fronteira ocorrerá, mas não definiu a data. Segundo o ministro, a definição da reabertura será em linha com as autoridades do Brasil, respeitando todos os protocolos sanitários.

Internacional

Teste positivo de Trump para COVID-19 pode impactar eleições americanas

Após testar positivo para o teste de COVID-19 o presidente Donald Trump enfrentará não os impactos do vírus na saúde, mas também o problema de cancelar os eventos presenciais da campanha ou os torarem virtuais. As principais consequências diretas serão a dificuldade de arrecadar fundos para campanha e desviar o foco da pandemia nas discussões, cuja gestão é vista como mal executada na opinião dos americanos.

A estratégia de Trump antes de contrair o coronavírus era concentrar nos tópicos sobre recuperação econômica e os protestos contra o racismo, questões que acreditava ter vantagem sobre Biden. Sem seus comícios para abordar tais temas, a vantagem constante de cerca de 7 pontos percentuais nas pesquisas para Biden pode persistir.

Desemprego nos EUA recua para 7,9% após criação de 661 mil vagas no último mês

O Bureau of Labor Statistics informou nessa semana a queda da taxa de desemprego dos EUA de 8,4% em agosto para 7,9% em setembro. O resultado demonstra a continuidade da retomada das atividades econômicas dos EUA.

Desde março, dos 22 milhões de empregos perdidos, 11,4 milhões já foram recuperados segundo autoridades americanas relacionadas ao trabalho. Apenas no mês passado foram gerados 661 mil novos empregos, mas ainda não suficiente para atingir os níveis pré-pandemia, onde a taxa de desemprego era de 3,5%, a menor em mais 50 anos.

Principais índices financeiros


Bolsa

 Na semana entre 28/09 a 02/10 e indo ao encontro da semana anterior, o Ibovespa sofreu novamente uma queda. No acumulado dos últimos dias uteis, o índice recuou 3,08% e fechou a sexta-feira a 94.015 pontos.

No início do período mencionado, na segunda-feira, o anúncio do programa Renda Cidadã provocou comoção no mercado, devido ao plano de seu financiamento por meio dos precatórios e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Dois dias depois, o ministro da economia, Paulo Guedes, negou o uso dos precatórios para o financiamento, retornando à estaca zero a discussão sobre esse tema.

No dia 02/10, os mercados mundiais iniciaram com alto estardalhaço, com a notícia de que o Presidente Trump e a primeira-dama estão com Covid-19. Com este anúncio, o grau de incerteza em relação às eleições norte americanas aumentou e deixa em aberto a decisão de prorrogação das eleições ou não. Com isso, as bolsas do mundo inteiro foram abaladas e sofreram quedas.

Além disso, a decisão do STF na sexta feira foi promulgada, sobre a venda das refinarias sem a avaliação do poder legislativo. Isso foi visto como uma vitória para os investidores, já que pode representar um maior pagamento de dividendos e um redirecionamento de investimentos para as áreas com maior retorno financeiro da empresa.

Enquanto o principal índice de desempenho da bolsa brasileira obtinha queda na sexta, os papeis de bancos sofreram leve valorizada, com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de aumentar a margem de crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS, saindo de 35% para 40%. Neste contexto os papeis ITUB4 (Itaú Unibanco), tiveram alta de 0,79 pontos e BBDC4 (Bradesco), subiram 0,80.

Dólar

Se comportando inversamente em comparação ao Ibovespa, o dólar fechou a semana em alta de 2,04% e 41,22% no acumulado anual. A sua cotação no início da semana era de R$5,56, ao passo que fechou a sexta – feira valendo R$5,68.

Esse comportamento reflete o atual cenário político internacional conturbado, com o anúncio de que o presidente Donald Trump e a primeira-dama americana estão infectados com Covid-19. Além disso, a iminência de haver uma segunda onda de Covid na Europa, acompanhado de medidas restritivas mais severas, também levaram a apreciação da divisa americana. Este comportamento reforça a ideia da busca por menos risco, neste cenário de incertezas, e procura por maior liquidez por parte dos investidores.

 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS